quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Omar Sabbag Filho

Não costumo participar na divulgação de campanhas políticas, mas esta é especial. É de alguém que conheço e que considero que fará um excelente trabalho em Curitiba, PR. Como estou em órbita estacionária, só me resta transcrever o e-mail que recebi para aqueles que habitam a Urbi e exercerão o direito inalienável (embora quase sempre alienado) de votar nas eleições de 2008. A mensagem abaixo me fez refletir novamente sobre o que é essa tal maturidade política e como podemos, de fato, fazer a diferença em uma sociedade que parece caminhar cada vez mais para o caos e a desorganização. Como disse em um post anterior sempre haverá aqueles que buscarão seguir a ética e a retidão na administração dos interesses públicos. Boa sorte para ele. Que sua mensagem seja ouvida e sua campanha receba o apoio merecido. Segue o e-mail.



Banner OSF 2008

Quero compartilhar com vocês uma boa notícia para a cidade e para a qualidade de vida de todos nós. Para isso, permitam-me apresentar o Omar.

Ele se chama Omar Sabbag Filho, é engenheiro civil, com mestrado em Construção Civil e Urbana pela Universidade Federal do Paraná onde é professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento. Também é membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e já ocupou os cargos de Coordenador do Curso de Engenharia Civil e também foi Pró-Reitor de Administração. Além disso, é presidente do Instituto Teotônio Vilela PSDB e conselheiro do Instituto de Engenharia do Paraná. Para completar, trabalhou grande parte da sua vida na Prefeitura de Curitiba, tendo sido, em duas gestões, Secretário Municipal de Obras Públicas.

Na atual gestão do Beto Richa assumiu a Superintendência da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, cargo que ocupou até abril passado quando, após anos sendo incentivado pela turma do PSDB, resolveu aceitar o convite do partido para disputar as eleições municipais para vereador em 2008. Esse convite foi endossado pelo Gustavo Fruet, de quem somos amigos desde a época em que meu pai foi prefeito de Curitiba e o seu pai, Maurício Fruet, vereador.

Inicialmente fiquei surpreso, pois o senso comum é acreditar que quem "vira político" neste país é exposto a todo tipo de acusação sobre má conduta administrativa. Pensei: "Para que se expor?" Depois concluí que não adianta nada uma minoria indignada reclamar, enviar milhares de e-mails entre si, discutindo e até ridicularizando os "descalabros" da política e... ficar nisso. Afinal: "Os políticos estão tão distantes." "Nunca mandei um e-mail sequer para meu vereador." Ou pior: "Nem sei onde fica a Câmara dos Vereadores." Pior ainda: "Sequer me lembro em quem votei para vereador nas últimas eleições." Assim, damos às costas e voltamos a cuidar de nossas vidas, dizendo: "Político é tudo ladrão!" (leia o artigo, comentando o psicanalista Contardo Calligaris)

Mas o senso comum também afirma que : Reclamar é fácil. Difícil é fazer.

Parece que o caminho para a maturidade política passa por três estágios: em um primeiro momento o cidadão é completamente alienado da sua vida política. Dia de eleição para ele "é feriado". Mal sabe ele que é justamente essa massa de eleitores alienados que faz a diferença em um país democrático onde a eleição... é obrigatória. Em um segundo momento surge a crítica generalizada e vazia. Começamos a ler as manchetes dos jornais, passamos a discutir as notícias da Veja e comentar o Bonner no Jornal Nacional. Assistimos curiosos o Arnaldo Jabor no Jornal das 10 e o Boris Casoy com seu bordão: "Isso é uma vergonha!" Mandamos e-mails indignados para os mesmos amigos de sempre e depois... esquecemos. O terceiro momento então só pode ser o de sair da confortável posição de crítico e partir para uma posição que exige muito mais responsabilidade e vontade política: a ação.

Esse raciocínio me convenceu que a possibilidade de ter alguém conhecido e confiável cuidando dos interesses da cidade é viável. Alguém com compreensão do funcionamento da máquina pública, com experiência em planejamento urbano e nos desafios que Curitiba enfrenta, com maturidade para saber lidar com as crises que pequenos grupos com seus pequenos interesses criam na Câmara, em detrimento dos interesses maiores da cidade. Alguém que acompanhou, ainda adolescente a gestão pragmática e ética de nosso pai à frente da consolidação de um modelo de crescimento para a cidade. Modelo que precisa continuar a se desenvolver antes que Curitiba perca as características que fazem dela uma cidade especial para se viver.

Então estou aqui para anunciar a campanha do Omar. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a sua história, as gestões à frente da Secretaria de Obras da Prefeitura, suas propostas para a cidade e um pouco da história da minha família visitem o seu site:

Omar Sabbag Filho - 45080

A formatação das propostas conta com o apoio de técnicos experientes na administração da cidade e também de líderes comunitários, pessoas envolvidas com o dia a dia da cidade, educadores, engenheiros, médicos, advogados, administradores, intelectuais, vizinhos, amigos e cidadãos em geral. Pessoalmente, acredito que esse seja o núcleo de um trabalho muito interessante, pois daí sairão os projetos de lei que poderão mudar a forma de se viver em Curitiba. Por isso, convido os amigos a participar no desenvolvimento desse trabalho. O grupo trabalha em quatro grandes temas:

1. Infraestrutura (iluminação, pavimentação, limpeza, calçamento, recuperação de mananciais e resíduos);

2. Mobilidade (terminais, transporte e trânsito);

3. Família (educação, saúde, habitação, esporte e lazer, infância, paternidade/maternidade e abastecimento);

4. Necessidades Especiais (acessibilidade e terceira idade).

Já pensou em quê a cidade pode melhorar? Tem uma idéia e não sabe a quem propor? Você gostaria de ter um canal para intervir diretamente na gestão da cidade? Agora você tem. Havendo o interesse em propor sugestões para esse trabalho, fale comigo. É só responder esse e-mail. Podemos organizar uma reunião onde os assuntos serão devidamente incluídos na proposta de trabalho. O comitê fica na Rua Inácio Lustosa, 1260, esquina com a Rua Tapajós, a uma quadra do prédio da "Telepar". O telefone é 3222-4545. Lá funcionam todas as áreas necessárias de suporte à campanha. Inclusive as reuniões de trabalho para definição dos projetos. Também tem um cafezinho, se você quiser apenas conversar com o pessoal do comitê e saber um pouco mais sobre a campanha. Se você puder ajudar na divulgação, aproveite para pegar o material de campanha e "adesivar" seu carro. Se quiser conversar com o Omar, sugiro que ligue antes e confirme sua presença por lá, uma vez que seu trabalho é quase sempre externo.

Gostaria de incentivá-lo a encaminhar esse "e-mail convite" para seus familiares e amigos. Este pedido também vai para meus amigos que estão morando em outra cidade ou no exterior: Enviem esse e-mail para seus familiares e amigos que votarão em Curitiba no dia 5 de outubro. Também gostaria de pedir que colaborassem enviando uma lista de e-mails de amigos que poderão divulgar a campanha à outros grupos da população. Amigos do trabalho, do futebol, do clube, da associação, do condomínio, da igreja, etc. Se quiserem podem enviar esses e-mails diretamente para o comitê. Finalmente, quero pedir licença para encaminhar o seu e-mail ao comitê para cadastro e envio das novidades sobre a campanha. Caso não deseje participar, responda apenas: "Não estou nem aí" (idéia da Valéria, obrigado). Retiro seu nome da lista na hora. Caso queira, o cadastro pode ser feito no próprio site.

Por enquanto é isso. Obrigado pela sua atenção e fique à vontade para comentar esta proposta. Estou à disposição para um bate papo sobre a campanha.

Topo OSF 2008

Nenhum comentário: