terça-feira, 31 de julho de 2007

Espaço Não Disponível

Você não está conseguindo entrar na sua página do Spaces e editar seu blog? Mesmo redigitando seu username e sua senha mil vezes? Nada acontece? A única coisa que o Spaces insiste em enviar é a seguinte mensagem de erro?


Espaço Não Disponível

Este espaço não está disponível temporariamente. Tente novamente mais tarde. Blá, blá, blá...


Irritado com o possível congestionamento dos servidores, você procura informações no Google com essa mensagem de erro e os poucos links que encontra falam sobre problemas mais complicados, que envolvem erros de cadastramento, perda de senhas ou qualquer outro motivo que você sabe que não é o seu caso, pois você consegue conectar-se no Windows Live Messenger normalmente e, além disso, consegue entrar em sua página inicial do Live Spaces, mas quando vai tentar editar o blog a mensagem de erro insiste em reaparecer avisando que seu espaço está indisponível. Tente novamente mais tarde?

Sua atitude então é tentar a "Central de Ajuda" do Live Spaces, relatando, através de um longo e-mail - as vezes com dificuldade - as características do seu problema, do seu software, do hardware, do tipo de conexão, quantas vezes o problema já ocorreu, que hora do dia ele ocorreu, como você estava vestido e o que tinha comido no almoço, para dali 24 horas receber uma inútil mensagem avisando que "Sim, isto acontece por causa de um grande congestionamento na rede ou o servidor não se encontra disponível no momento", mesmo sabendo que muitos dos seus amigos estão publicando normalmente em seus Spaces Blogs.

Para piorar, a alienada mensagem da Central de Ajuda, sugere que você reconfigure o seu browser (desde que seja o Internet Explorer, claro), logo nas guias Segurança e Privacidade, que tem vários dispositivos de permissão de cookies e controles Active X, cuja maioria dos nomes você nunca ouviu falar e nem sabia que entravam no seu computador. Detalhe: no meu caso, eles passaram uma detalhada instrução para a configuração do Windows 98, Windows Milennium ou Windows 2000, sendo que, no envio de solicitações de ajuda, sou obrigado a informar qual o sistema operacional estou usando, no caso, o Windows XP Profissional SP2 PT-BR. Acho que a atendente nem leu minha requisição. Mas enfim, lá vai você tentar reconfigurar seu.NET Framework, XAML flexível, fontes de dados entre domínios, seu IFrame, o não menos importante e totalmente indistinguível META REFRESH e por último, a manipulação automática de cookies.

Nada acontece. A indefectível mensagem de erro insiste em aparecer.

Nesse ponto, você já começa a pensar em desistir do blog que alimentou por anos, a criar uma nova conta, um novo username, uma nova senha e partir para um blog novo, perdendo com isso, muitas vezes, anos de registros bem legais, configurações e códigos HTML que você sequer lembrou de fazer backup para reproduzir em um possível novo blog. Até que...

A SOLUÇÃO

Por acaso, enquanto tentava pensar em alguma outra alternativa de correção para o problema, comecei a passear pelos blogs do Spaces quando encontrei o blog The Space Craft - The Official Spaces Team Blog. Sequer sabia que existia, não é comum encontrá-lo anunciado dentro do Spaces Live e não havia nenhuma indicação dele no Google. Pois bem, ele é um relatório detalhado de todas as modificações que são feitas no Spaces Live e, como é um blog, dá para deixar comentários e ser respondido rapidamente. O único problema é que o site é em inglês.

A questão da língua inglesa, somada a completa ineficiência da resposta do Help Center brasileiro, somado ao fato de eu ter certeza de que muitos blogs do Spaces brasileiro devem estar passando pelo mesmo problema de autenticação de senha, resolvi traduzir para cá o que encontrei por lá: a verdade!

DESDE 23 DE JULHO DE 2007 O LIVE SPACES ESTÁ COM UM BUG!!!

O erro de autenticação só acontece para quem tem o módulo do Windows Media Player inserido no blog e configurado para aparecer como invisível que era exatamente o meu caso.

O bug já foi identificado pela equipe americana que está trabalhando na sua correção. Enquanto a correção não acontece, eles indicam uma maneira de contornar o problema até que a solução seja implantada.

1. Limpe o histórico de navegação do Internet Explorer (propriedades>excluir histórico de navegação>excluir tudo>sim>fechar>ok);

2. Acesse a página inicial do Windows Live Spaces: http://spaces.live.com preencha o seu username e senha;

3. Acesse a página específica de configuração do Windows Media Player dentro da sua página Live Spaces: http://SPACENAME.spaces.live.com/?_c=WMP (onde SPACENAME é o nome do seu Live Space). No exemplo dado, http://tespacecraft.spaces.live.com/?_=c=WMP


4. Altere as configurações do modo de exibição do Windows Media Player de INVISÌVEL para qualquer outra opção disponível. No meu caso, escolhi MINIMIZADO;


5. Salve as configurações.

Voilá! Seu blog do Spaces entrará automaticamente no modo de Personalização, pronto para edição da sua página!

Atenção:
1. Instruções específicas para o Internet Explorer 7 (no IE 6 os controles para a limpeza do histórico de navegação são um pouco diferentes). O importante é que você consiga entrar na página de configuração do Windows Media Player, no seu Live Space.
2. Obviamente essa solução obriga a manter o WMP visível, o que pode estragar o layout dos mais exigentes. Enquanto a Microsoft não corrigir o bug, os blogs do Live Space que usarem o Windows Media Player no modo invisível, simplesmente não poderão editar suas páginas.


3. Essa dica funciona apenas para quem possui o Windows Media Player em seu blog, configurado no modo invisível. Qualquer outro problema de conexão, autenticação de senha ou username, deverá ser resolvido diretamente com o Windows Live Spaces ou com o time da The Space Craft.

Como esse problema afeta todos os países que usam o Live Spaces e não encontrei essa dica no Google, segue cópia das instruções em inglês. Hope it helps!



23 de julho
How to fix a “Space not available” error message following Friday’s upgrade

We’ve discovered a bug in the latest release of Spaces that can cause your Space to become inaccessible. We’re working on a fix for this bug right now, but in the meantime there is a workaround that you can use to get your Space back up and running. This fix only applies if you have the Windows Media Player module on your space with the Display Mode set to Invisible – setting this option for the WMP module will make your main Spaces page inaccessible until you change the setting to something other than Invisible. You can fix this error by doing the following:

1. Go to http://spaces.live.com and sign in with your Passport/Windows Live ID.

2. Go to http://SPACENAME.spaces.live.com/?_c=WMP where SPACENAME is the name of your space. For example, if we were performing this fix on the Spacecraft we would go to http://thespacecraft.spaces.live.com/?_c=WMP.

3. Change the Display Mode to something other than “Invisible” and click the Save button.

If this doesn’t work for you or you are seeing Space Not Available errors without having the WMP module installed (or you’re just seeing another error in Spaces) please leave us a comment on the Space Craft describing your problem in detail so we can try to track down and resolve your issue.

-Chris

Product Manager, Windows Live Spaces


Nota 1: Valeu Chris! Deixei uma mensagem no The Space Craft sugerindo que essa informação seja divulgada a todos os Help Centers da Microsoft no mundo, uma vez que o bug ocorre em toda parte e está gerando um outro bug comportamental no pessoal da Microsoft aqui do Brasil. Eles simplesmente não sabem desse problema (muito menos da solução) e dizem que é para ter paciência uma vez que o servidor está congestionado, ou pior, colocam em risco a segurança dos usuários quando sugerem que eles façam mudanças nos parâmetros de segurança default do IE7 usando para isso instruções do Windows 98 ou Millenium! Ninguém merece!

Nota 2: Pretendia reiniciar as postagens no blog de uma forma mais agradável, comentando os motivos que me fizerm ficar fora do ar por cinco meses, mas achei a notícia relevante, tendo em vista que esse bug está no ar desde o dia 23/07/07 e deve ter muita gente quebrando a cabeça para solucioná-lo. Então retorno as atividades normais do blog em outra ocasião. Pelo menos cumpri o prazo de voltar a publicar em Julho/07 Sorriso Meu perigeu é longo, pretendo permanecer por aqui um bom tempo. Depois eu volto.